A Gratificação Anual por Eficiência e Resultado (GR) da SEDUC-MT é parte do Plano de EducAção - 10 anos, que busca melhorar a qualidade e equidade da educação do Mato Grosso, e melhorar índices educacionais, como os de analfabetismo da população e abandono escolar. Com isso, esse sistema de incentivo financeiro para servidores públicos da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso foi criado, e tem como objetivo:
Reconhecer o desempenho dos professores da rede estadual no cumprimento dos principais objetivos da educação;
Reconhecer o trabalho, a contribuição dos gestores e demais servidores no âmbito da Secretaria de Estado da Educação que apresentarem bom desempenho nas atribuições; e
Incentivar a formação continuada dos profissionais da educação, diminuir o percentual de absenteísmo, reduzir a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizagem das unidades escolares.
Alcançar um dos maiores IDEB’s do Brasil envolve um esforço de aperfeiçoamento profissional individual, mas também um aprimoramento coletivo de todos os profissionais envolvidos com a comunidade escolar! Sendo assim, a sua pontuação da Gratificação por Resultado é dividida nas seguintes metas:
Exclusiva para professores em regência, essa meta é sobre a carga horária de formação obrigatória continuada realizada. Para começar a pontuar na meta de formação eletiva, você precisa primeiro ter concluído sua carga horária obrigatória, que é 40% da sua hora-atividade.
Essa meta é voltada para todos os cargos, e você pontua realizando formações ofertadas pela SEDUC-MT (como as disponíveis no AVADEP), pela Escola de Governo/SEPLAG-MT, ou por instituições parceiras da SEDUC.
Meta para todos os cargos, a Contribuição para Redução do Absenteísmo é uma meta relacionada ao seu número de ausências ao trabalho durante o período avaliado pela GR 2025. Diferente das outras metas, esta se inicia com pontuação máxima, e você perde pontos a cada vez que se ausenta do trabalho. Você pode ver como sua assiduidade afeta sua pontuação da GR nos Anexos VII e VIII do Decreto nº1.648/2025.
Essa meta é exclusiva para professores, gestores e outros profissionais do Órgão Central que não sejam TAE/AAE. Seu objetivo é avaliar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, e a meta é calculada com base em uma avaliação aplicada por uma entidade parceira nas escolas. Caso você deseje saber mais sobre como é calculada a meta de aprendizagem, clique aqui. A forma como essa meta afeta sua pontuação da GR varia de acordo com seu cargo e lotação:
Se você é professor regente, sua pontuação é baseada no resultado das turmas nas quais você está atribuído;
Caso você NÃO seja professor em regência, mas esteja lotado em uma unidade escolar, sua pontuação é baseada na média de todas as turmas da sua escola;
Se você estiver lotado em uma DRE, DME, Núcleos Regionais de Educação ou em unidades escolares de educação especial e educação indígena, independente do seu cargo, sua pontuação é baseada na média de todas as escolas da sua respectiva DRE/DME; ou
Caso você esteja lotado no Órgão Central ou no Conselho Estadual de Educação, independente do seu cargo, sua pontuação será baseada na média do estado.
Meta exclusiva para cargos administrativos, como gestores e TAE/AAE, neste sua pontuação é baseada na avaliação metodológica dos eixos de processos e resultados da sua lotação, como manutenção e conservação da infraestrutura escolar, limpeza e organização dos ambientes escolares, alimentação escolar, entre outros. Você pode ver todos os eixos de avaliação nos Anexos II e V do Decreto nº 1.648/2025. A forma como essa meta afeta sua pontuação da GR varia de acordo com sua lotação:
Se você está lotado em uma unidade escolar, sua pontuação é baseada na avaluação da sua escola;
Se você estiver lotado em uma DRE, DME, Núcleos Regionais de Educação ou em unidades escolares de educação especial e educação indígena, sua pontuação é baseada na média de todas as escolas da sua respectiva DRE/DME; ou
Caso você esteja lotado no Órgão Central ou no Conselho Estadual de Educação, sua pontuação será baseada na média do estado.